Taxa de conversão conheça e saiba da sua importância

Taxa de conversão: conheça e saiba sua importância

A taxa de conversão é um dos principais indicadores para entender se o seu empreendimento está performando corretamente. E, através dela é possível entender se suas estratégias de marketing estão atingindo o consumidor e levando ele a realizar negociações com seu estabelecimento. 

O que é conversão?

Nesse contexto, a conversão se trata do resultado alcançado de uma estratégia ou planejamento. Então, quando uma empresa pretende se destacar no mercado, ela investe em ações como campanhas em redes sociais, e-mails e produção de conteúdos atrativos que possam chamar a atenção do público para sua marca. Portanto, a taxa de conversão é o valor ganho através de uma campanha.

Exemplos de conversões:

  • Compra na loja virtual;
  • Preencher um formulário;
  • Baixar um e-book;
  • Assinar a newsletter da empresa.

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Como calcular a Taxa de Conversão?

Existe uma forma de calcular a taxa de conversão, através de tempo predefinido se divide o número de conversões pelo número de pessoas que acessaram o site, multiplicando o resultado por 100. Portanto, veja um exemplo que preparamos:

A loja online teve 4 mil visitas no mês de abril. Destes visitantes, 100 concretizaram uma compra. 

Taxa de Conversão = Total de vendas / Visitantes x 100

Taxa de Conversão = 100/4000 x 100 = 2,5%

Com esse cálculo simples conseguimos saber que o resultado da taxa de conversão foi de 2,5% no mês de abril. 

Por que a taxa de conversão é importante?

Todo planejamento desenvolvido para captar clientes necessita de um investimento monetário. Com a taxa de conversão é possível monitorar o desempenho das ações, dessa forma é possível entender que o valor disponibilizado está trazendo um retorno satisfatório. 

Com essas informações você terá insights para melhorar suas campanhas e aperfeiçoar suas estratégias conforme a jornada do cliente dentro da sua marca. Então, evitando prejuízos que podem fazer com que sua empresa perca a produtividade. 

É possível melhorar a taxa de conversão?

Para responder essa pergunta é preciso acompanhar de perto a taxa de conversão. Então, avaliar todos os métodos que foram aplicados através de relatórios assertivos.

Uma forma de colocar em prática é atuar em cada fase do funil de vendas. Veja mais a seguir:

Topo do funil

O topo do funil é o começo de uma estratégia, nesta etapa o foco é a geração de tráfego e leads. Então, será preciso investir no site, trazer melhorias como responsividade, ter um layout atrativo e personalizado para sua marca, ter um código funcional que aumente a velocidade do carregamento. 

Também é interessante investir em marketing de conteúdo, com textos e informações relevantes, as redes sociais também podem ser utilizadas para levar conteúdo aos seguidores da sua página.

Meio do funil

A segunda etapa é o meio do funil, onde é preciso trabalhar na nutrição do lead. Para esta fase, você utilizará campanhas de e-mail marketing, assim poderá oferecer conteúdos ricos, que tragam relevância e credibilidade para sua marca.

Portanto, aqui você precisará entender qual a jornada do seu cliente para ser possível enviar conteúdos que sejam voltados para seu momento, quais informações ele precisa, qual a sua dor para trazer algo que o ajude na tomada de decisões. 

Após essas informações no meio do funil, serão selecionados os leads que estão prontos para outro nível. 

Fundo do funil

Se às duas primeiras etapas estiverem performando corretamente, o lead irá chegar no fundo do funil, é o momento da negociação e venda. Aqui além da equipe comercial, também podemos utilizar conteúdos, usando os gatilhos mentais para despertar o senso de urgência no cliente.

Como podemos ver, a taxa de conversão é muito importante para as estratégias de vendas em uma empresa. Acompanhar a jornada do lead é essencial para entender como estão os processos do seu negócio. Aqui na JobHome temos uma equipe especializada para acompanhar os processos de vendas e trazer mais qualidade no atendimento de nossos clientes. 

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