faixa-trabalhe-conosco

Razões porque pessoas produzem mais no home office

Razões porque pessoas produzem mais no home office
Home Office / Produtividade

Razões porque pessoas produzem mais no home office

Não dá para negar: home office – também chamado de trabalho remoto ou teletrabalho – é uma tendência global. Segundo o último Censo, 1,5 milhão de paulistanos – ou 27% dos que têm emprego – trabalham no mesmo local onde vivem.

Muitas empresas já aderiram ao sistema com sucesso, como a gigante Cisco, e muitas já tentaram e voltaram atrás, como a Yahoo. Portanto, esta falta de padrão deixa muitas perguntas sem respostas:

  • Funciona mesmo?
  • A produtividade aumenta ou diminui?
  • Como ter controle sobre o trabalho dos funcionários?

A resposta é que não existe uma verdade absoluta. Então, tudo vai depender da cultura do seu negócio, e de como você vai escolher administrar o sistema de teletrabalho. Normalmente as empresas que optam pelo home office determinam metas por resultados, o que é mais fácil de controlar à distância do que o tempo de fato em que o funcionário trabalhou. Desta forma, há liberdade para trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que sejam entregues os resultados.

Veja abaixo algumas das principais vantagens do modelo de trabalho em casa:

1. Fim do estresse no trânsito

Você acorda, toma café da manhã, atravessa o corredor e já está no escritório. Esta cena é um sonho para 63% dos paulistanos, que gastam até 3h em deslocamentos todos os dias. O excesso de tempo no trânsito traz consequências desastrosas para a saúde e qualidade de vida dos paulistanos, podendo resultar em bronquite, dores lombares, estresse, LER, entre outras.

2. Adeus atrasos

Sem trânsito, sem acidentes, sem contratempos, sem atrasos. Trabalhando em casa, a única forma de não estar disponível na hora do expediente é se o despertador não tocar – não considerando incidentes como doenças e afins. Isso é bom para o funcionário, que não é descontado pelo tempo perdido, e para a empresa, que pode contar com sua equipe a postos na hora certa todos os dias.

3. Mais concentração no trabalho

No escritório, existem inúmeras distrações: a movimentação, os colegas de trabalho, telefones tocando o tempo todo, atividades administrativas que nem sequer são da sua alçada… Em casa, estas distrações são anuladas. É claro que surgem outras: redes sociais, família, telefone pessoal, bichos de estimação, vizinhos, televisão, geladeira.

É preciso ter alguma força de vontade e agir como se estivesse no escritório, ou seja: se tiver filhos em casa, ensine-os sobre o seu horário de trabalho e peça que evitem chamá-lo neste período. Escolha um local calmo e confortável e evite idas constantes à geladeira. De modo algum ligue a televisão, exceto na hora do almoço.

4. Economia para ambas as partes

A empresa que adota o home office tem os custos administrativos reduzidos drasticamente: espaço físico, luz, água, transporte para os funcionários, materiais administrativos… são inúmeras as frentes de economia. Portanto, para os funcionários, a possibilidade de cozinhar em casa em vez de comer fora pode ser altamente econômica, e muito mais saudável. No entanto, se não souber ou gostar de cozinhar, o funcionário continua reduzindo gastos: fora dos grandes centros empresariais, os restaurantes costumam ser mais em conta.

5. Qualidade de vida

O tempo que sobra quando não se tem que enfrentar o trânsito todos os dias pode ser gasto de maneiras muito mais recompensadoras: ficando mais com a família, fazendo exercícios físicos, lendo, fazendo cursos e atividades manuais, e até dormindo um pouco mais. É preciso tomar cuidado, no entanto, com a administração do tempo e com a ergonomia.

E não para por aí!

Para conhecer um pouquinho mais sobre o impacto positivo que o home office pode trazer aos colaboradores, nós da JobHome gravamos os depoimentos de nossos colaboradores contando um pouco de como tem sido sua experiência trabalhando de casa. Confira!

E então o que achou? Conte-nos!

 

ebook atendimento home office

 

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.