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Prospecção Outbound: o que é e qual sua importância?

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Prospecção Outbound: o que é e qual sua importância?

Você já conhece a prospecção do outbound? Se trata de uma estratégia de venda proativa comumente. Ela funciona da seguinte forma: um vendedor entrará em contato com o cliente por diversos meios de comunicação para promover o seu produto ou serviço.

O objetivo de muitas empresas é aumentar os novos leads para o seu negócio, sem eles a empresa não consegue aumentar sua renda e produtividade. Manter a saúde financeira da empresa sempre positiva é essencial para que sua empresa continue se destacando no mercado.

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O que é o Prospecção Outbound?

É um processo de prospecção onde ocorre a ativação dos clientes que seguem o perfil certo para as negociações. Esse método necessita de inteligência comercial para melhorar as informações desses clientes em potenciais. Ao contrário do Inbound, nessa estrutura você escolhe quais empresas irá abordar.

Muitas pessoas ainda resumem o outbound como ações de marketing antigas, como mídia impressa. Porém, ele hoje se encontra também na área digital através de pop-ups, campanhas e e-mails. Quebrando o paradigma e entrando nas novas usabilidades desse ambiente atual.

  • Veja as principais ações desse processo:
  • Conteúdo de Blog;
  • Materiais ricos como: e-books, infográficos e vídeos, entre outros;
  • Geração e divulgação de Landing Pages, visando captar mais leads;
  • Fluxos de e-mail e automação de marketing.

Como fazer Prospecção Outbound no seu negócio?

Veja agora as melhores dicas para você conseguir implementar a prospecção de outbound em sua empresa:

  • Defina seu perfil de cliente ideal

Quando tratamos de vendas proativas é necessário entender quem é o seu público-alvo, assim a equipe comercial não irá perder tempo com contatos que não tenham a intenção de compra. 

Portanto, é essencial que seja definido o ICP (Ideal Customer Profile, que significa Perfil de Cliente Ideal) onde é definido os atributos ambientais e comportamentais das contas que se espera que se tornem os clientes mais valiosos de uma empresa.

  •  Desenvolva modelos para prospecção

Para ter um bom desenvolvimento nessa prática é preciso criar uma lista de contatos bem segmentados para o time comercial. Assim é possível criar uma abordagem mais assertiva, também podemos utilizar templates de e-mail, mensagens ou ligações personalizadas com cada tipo de cliente.

  1.     Desenhe uma cadência de contato

Os processos de nutrição ocorrem tanto no outbound como no inbound, ocorre durante toda a jornada de compra do cliente. Em cada etapa, o responsável pelas vendas extrai o máximo de dados para usá-las durante a negociação.

O SDR nesse caso irá promover os primeiros contatos para investigar quais as chances de o negócio ser fechado, conforme as etapas do processo. Eles podem ser entre ligação, e-mail, conferência, reunião, etc. Vai depender do local em qual seu cliente se sente mais confortável.

Com essas três etapas é possível ter uma prospecção de outbound assertiva e garantir que a empresa tenha mais negociações assertivas. A JobHome trabalha com os melhores profissionais para alcançar esse objetivo, através de capacitação e treinamento. Conheça mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos especialistas!

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