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Por que apostar em um atendimento home office?

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Atendimento / Home Office

Por que apostar em um atendimento home office?

Você já conhece o modelo home office para alcançar a satisfação no atendimento? É que à medida que uma organização cresce, obviamente há mais clientes para lidar, o que significa mais demandas, mais atendimentos e (infelizmente) mais reclamações. A dificuldade em ter uma escalabilidade de equipes pode fazer também com que os operadores se sintam sobrecarregados. O que torna toda a tarefa bastante árdua.

Mas felizmente, como uma solução prática para todas essas pressões, as companhias mais modernas estão se voltando para a terceirização de seus call centers. Uma empresa terceirizada pode trazer uma série de benefícios. Especialmente quando ela contrata seus operadores sob o regime home office.

Se você tem dúvidas sobre a contratação de trabalhadores remotos, esse post vai ajudar você a esclarecê-las. Elencamos os principais motivos para você apostar em um atendimento home office.

Quais são as vantagens de um atendimento home office?

A sua empresa vai colher uma série de benefícios ao apostar no atendimento remoto. Confira os principais:

1 – Custo-Benefício

O atendimento home office é sinônimo de economia em tempo e dinheiro. Primeiro, você não vai gastar com equipamentos e TI porque a empresa terceirizada vai garantir que os operadores remotos possuam o material adequado. Esse ponto também garante economia com manutenção e reparos de equipamentos.

Além disso, você não terá o investimento de infraestrutura, uma vez que você não precisará comprar ou alugar salas para a sua equipe. E esse montante economizado pode ser usado em otimizações internas da sua empresa.

2 – Menor burocracia em gestão de pessoas

Quando você contrata uma empresa que fornece o serviço de atendimento home office, é ela que fica com a função de contratar e treinar os operadores.

Em outras palavras, todas as entrevistas, contratações, treinamentos, agendamento de turnos, e outras burocracias de RH ficam sob a responsabilidade da terceirizada. São eles que fazem todo o trabalho administrativo para que o seu atendimento nunca pare.

Com isso, a sua empresa reduz o tempo e os custos de contratação e manutenção de funcionários, e ainda não precisa lidar com gestão dos horários dos funcionários. Vale ressaltar que, por exemplo, se um operador de atendimento estiver doente ou não puder realizar o trabalho, é a empresa terceirizada contratada que terá a obrigação de substituir o funcionário, e ainda indenizar a contratante, caso necessário.

3 – Mais escalabilidade e controle sobre o trabalho efetuado

Em alguns períodos do ano, muitas companhias tendem a ter um número bastante alto de atendimentos que são seguidos de temporadas em que o atendimento é menor, e até mesmo nulo. Isso acontece especialmente em empresas que trabalham com ciclos de venda sazonais.

Quando uma empresa contrata um atendimento in loco, os operadores de atendimento são pagos igualmente em todos os períodos, não importa se eles fazem 200 chamadas, ou nenhuma. Por questões contratuais, o salário é o mesmo ainda que o trabalho tenha picos de rendimento.

Ao contratar uma empresa terceirizada que oferece atendimento home office, os operadores podem ser recrutados e contratados de maneira pontual, de acordo com a demanda do período de vendas. Isso quer dizer uma escalabilidade maior, uma vez que a sua empresa poderá contratar uma equipe extra para situações extraordinárias, inclusive em horários noturnos, fins de semana e feriados.

4 – Você pode encontrar funcionários mais qualificados

Com o atendimento home office, uma empresa não precisa se limitar a contratar funcionários locais, uma vez que a barreira de localização é quebrada. Na verdade, a terceirização de call centers com trabalho remoto significa que uma empresa pode até ter atendentes em outros países, para oferecer um serviço mais adequado à língua e cultura local.

Além disso, você tem a oportunidade de contratar operadores específicos para cada um dos nichos de serviços ou produtos oferecidos por sua companhia. Desta forma, você não só pode trazer mais variedade para os seus serviços, mas também atender especificamente às necessidades de seus clientes.

5 – Você não precisa comprometer o trabalho da equipe in loco

Exatamente por ter chances de aumentar ou diminuir o número de colaboradores remotos de maneira rápida e prática, a sua empresa jamais precisará exigir que os funcionários que realmente estão no seu negócio tenham que desviar suas funções para fazer parte do atendimento ao cliente.

6 – Você não precisa gerir ou designar um gerente específico para a equipe de atendimento

Mais economia: ao contrário do que muitos acreditam, administrar uma equipe de atendimento home office é muito mais fácil e gerenciável porque você não precisa dedicar muito tempo à supervisão da equipe. A própria terceirizada faz isso.

Como gestor ou dono de empresa, o seu único trabalho será o de observar os relatórios de desempenho e dar feedbacks sobre o atendimento recebido. O resto fica nas mãos da terceirizada.

7 –  Maior produtividade entre os funcionários

Outra grande vantagem do atendimento home office é que ele proporciona uma melhor qualidade de vida aos funcionários, o que faz com que eles fiquem mais motivados a produzir mais.

A explicação para isso é simples: maior flexibilidade nos horários de um trabalho remoto cria no colaborador um senso de responsabilidade, uma vez que ele terá autonomia para gerir seus projetos profissionais e pessoais. O operador sabe que para o seu trabalho home office dê certo, ele precisa de uma vida organizada e determinada.

Isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado.

Outro ponto importante é a possibilidade de poder oferecer um atendimento ao cliente normal mesmo em dias de greve. No home office, como não há deslocamento até o local de trabalho, o funcionário pode cumprir com a sua função sem se preocupar com esse tipo de imprevistos.

Viu só quantas vantagens? E aí, pronto para apostar em um atendimento home office?

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