O que é ESG e qual sua importância?

O-que-é-ESG-e-qual-sua-importância-
Produtividade

O que é ESG e qual sua importância?

A sigla ESG é um assunto com grande visibilidade no mercado, mas muitos ainda não conhecem de fato qual o seu conceito e o que é preciso para fazer parte desse time. Mesmo sendo um termo novo ela traz uma grande responsabilidade para as organizações sobre os comportamentos ambientais, sociais e de governança corporativa. Práticas exigidas no passado, porém ganharam mais força nesse momento com essa sigla. 

Reunimos várias informações sobre o ESG e vamos mostrar seu conceito e o que é necessário para que sua empresa tenha esse selo. Não perca o conteúdo! 

Acessibilidade-no-atendimento-ao-cliente

Conceito de ESG

A sigla significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), indica se as práticas da empresa são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas. O seu conceito de fato é identificar se a organização procura minimizar os impactos ao meio ambiente. Entender se eles se importam devidamente com seus colaboradores e se tem uma gestão organizada. 

Ela possui 3 pilares e mostramos a seguir:

Environmental ou Ambiental: são as práticas que envolvem o meio ambiente, como palestras sobre o aquecimento global, diminuição da emissão de carbono, poluição da água e ar, desmatamento, entre outras atividades que agridem nosso planeta. 

Social: está atrelado a como a empresa se comporta dentre a diversidade da equipe, leis trabalhistas, direitos humanos, segurança no ambiente de trabalho, investimento social privado, entre outras ações voltadas para a responsabilidade social.

Governance ou Governança: esse conceito está ligado às políticas de administração da empresa, como conduta corporativa, práticas anticorrupção, canal de denúncias, auditorias e entre outras.

Por que investir em ESG?

Hoje muitas pessoas passaram a dar mais importância para os impactos das empresas no meio ambiente, são cobradas ações que proporcionem mais sustentabilidade para as comunidades mais próximas do local. 

O ESG vai  além de investimentos financeiros, considerando os âmbitos sociais e ambientais em primeiro lugar. Porém, esse conceito não se atrela apenas aos consumidores, acabam influenciando no mercado financeiro. 

Os pilares que mostramos acima, indicam que o ESG passou a ser um indicador essencial para os investidores, sem essas condições bem alinhadas não existe a possibilidade de investimento.  Já que essas questões são essenciais para o desenvolvimento da organização. Afinal quem gostaria de investir em algo que não colocasse em primeiro lugar o bem-estar de seus colaboradores. 

Como a Jobhome se comporta para ser uma empresa ESG?

A empresa está consolidada no atendimento 100% home office, onde nossos colaboradores economizam 256 horas no trânsito caótico diariamente, o que resulta em 57.856 horas economizadas ao ano, evitando 28.928 viagens no transporte público ao ano e reduzindo assim 539.796 km em redução de CO² anualmente. Colaborando para o bem-estar do colaborador e do meio ambiente que não está sendo prejudicado com esse transtorno que sabemos que prejudica muito o nosso planeta. 

Deixamos também de utilizar utensílios de plásticos que contribuem para enchentes e acabam prejudicando os mares, já que demoram anos para se desintegrarem. 

Nosso conceito de trabalho se resume na qualidade de vida de nossos profissionais e em como podemos contribuir para um mundo melhor. Saiba mais sobre nossa empresa, fale com um de nossos especialistas!

Fale com um especialista