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Liderança servidora: conheça a gestão da Jobhome que gera bons resultados!

Lideranca servidora conheça a gestao da Jobhome que gera bons resultados
Gestão

Liderança servidora: conheça a gestão da Jobhome que gera bons resultados!

Você conhece o termo Liderança Servidora? Ela promove o equilíbrio da empresa através da valorização de ideias, buscando por opiniões que possam acrescentar no desenvolvimento das atividades. Estabelece também uma cultura que dê importância para a confiança e o respeito. 

Ter uma figura de líder é muito importante para a organização, pois ele que irá direcionar e trazer inspiração para a equipe. Porém, para isso é preciso que esse responsável tenha uma capacitação e intenda que a liderança precisa ter o perfil da empresa, conforme sua cultura.

Como surgiu o conceito de liderança servidora?

Esse termo surgiu em 1970, do livro “The Servant as Leader”, escrito por Robert K. Greenleaf. Entretanto, essa é uma abordagem que vem sendo utilizada durante muito tempo, se tratando de uma modalidade de gestão em que o responsável centraliza nas necessidades dos colaboradores. Portanto, dando prioridade nas sugestões dos profissionais que fazem parte da organização.

Com esses requisitos realizados pelo líder, o time da empresa consegue aumentar sua produtividade, já que se sentem satisfeitos com seu ambiente de trabalho. Eles possuem uma liderança servidora que apoia e os encoraja a crescer, isso traz um ambiente muito mais propício para bons resultados.

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Características de uma liderança servidora 

A principal característica do líder servidor é estar sempre voltado para as pessoas, e isso não significa que ele não dê importância para os resultados, ele investe em seus profissionais justamente para eles terem uma performance mais produtiva. Com uma equipe engajada ele consegue obter melhores resultados e alcança mais rapidamente as metas e objetivos da organização.

Veja as demais características do líder servidor na JobHome:

Capacitar e desenvolver pessoas

A pessoa que passa a ser líder, ele estipula aos colaboradores quais serão suas ações e tarefas no local de trabalho. Ele oferece capacitação para ser possível reconhecer os talentos e cada especialidade dos profissionais.

E não para por aí, ele deve ser a pessoa que estimula o colaborador em todas as atividades diárias, desenvolvendo seu crescimento pessoal, mostrando que eles fazem parte da empresa e conseguem contribuir para que a organização seja bem-sucedida no mercado.

Humildade

Essa é uma característica muito importante e faz toda diferença no ambiente corporativo. Ter uma liderança com humildade, que reconheça que os profissionais podem obter um conhecimento avançado e experiências diferenciadas do líder não deve ser um obstáculo.

Com essa atitude ele consegue manter um ambiente de aprendizado junto aos colaboradores. Cada pessoa compartilha aquilo que aprendeu e gera uma equipe mais entrosada e com capacidade avançada.

Esse líder sabe o momento exato em que ele precisa da ajuda do seu time, somente assim é possível avançar. Assim ele mostra humildade e reconhece que não pode carregar a empresa nas costas e que o crescimento ocorre em conjunto.

Autenticidade

Esse é outro fator primordial, através dele é possível mostrar aos colaboradores que eles têm autonomia no trabalho e que podem tomar decisões com base em seus conhecimentos. Para mostrar que o líder servidor possui autenticidade ele deve agir com integridade, sempre cumprindo com sua palavra, mostrando coerência em suas ações e sendo fiel aos seus princípios. 

Empatia

Ter empatia e a capacidade de se colocar no lugar do próximo é muito importante em uma cultura de liderança servidora. Ao entender o que os colaboradores necessitam, ser compreensivo e ter empatia é essencial para que os colaboradores sintam confiança na organização. Deixar claro que eles fazem parte de um todo e que seus superiores estão ao seu lado, aumenta a satisfação desses profissionais.

Direcionamento

Mostrar a visão do líder e o que ele deseja de cada colaborador é muito importante e afeta diretamente as ações da organização. Portanto, ofereça um direcionamento sobre as atividades. Deixe claro quais são as expectativas para ele saber qual caminho seguir diariamente.

A JobHome traz em sua cultura uma liderança servidora, que apoia os colaboradores e os aproxima de todas as operações na organização. E recebe de volta a satisfação do profissional e o aumento da produtividade, o que traz um grande crescimento e melhores resultados para os nossos clientes. Saiba mais sobre nossos serviços e soluções, fale com um de nossos especialistas!

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