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LGPD no trabalho home office

Com o crescimento do trabalho home office, empresas e colaboradores precisam aprender a tratar de dados importantes fora do trabalho.

A modalidade do trabalho home office tem avançado o crescimento mundialmente o que trouxe novas atualizações no lgpd. Diante uma pesquisa recente do ReimagineHR do Gartner, indica que até 2030, a demanda pelo trabalho remoto aumentará em 30% para se adaptar à nova geração que dará início no mercado de trabalho.

No entanto com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é necessário priorizar a segurança das informações que os colaboradores manipulam de suas residências, ou de locais escolhidos para trabalhar. Dessa forma, deve existir um protocolo de regras para trabalhar fora do estabelecimento empresarial, pois é possível ter controle sobre as licenças que o usuário irá possuir.

A proteção desses dados não precisa ser algo complexo, basta simplificar com algumas medidas de proteção simples como:

– Bloqueio automático da tela do computador (após um período de tempo sem uso);

– Configurar através do departamento de TI, o monitoramento do dispositivo (como mapeamento geográfico e a verificação de invasão de dispositivos);

– Bloqueando as informações para que elas não sejam salvas na unidade local do computador;

– Criptografando as informações (para que mesmo em casos de perda ou roubo do dispositivo, os dados não poderão ser acessados).

Nesse caso, é importante entender que é preciso possuir um plano de proteção para a documentação física. A empresa deve avaliar para analisar se determinada documentação possui dados sensíveis, como são chamados os dados com informações pessoais de indivíduos, dessa forma é possível prever o risco caso o arquivo seja extraviado. A perda de registros em papel é considerada uma violação da LGPD, sendo obrigação da empresa relatar e notificar às pessoas afetadas.

Seguem abaixo mais algumas dicas para aprimorar a segurança no trabalho remoto:

– Criptografe os dispositivos: a criptografia é absolutamente essencial para dados confidenciais.
– Proteja o navegador: é possível obter dicas do US-Cert sobre como navegar com segurança.
– Invista em uma VPN.

– Backup: invista em uma solução de backup para os dados dos clientes. O armazenamento seguro de dados é essencial.
– Usar os recursos dos clientes: se não poder garantir a segurança dos dados confidenciais de um cliente, pode ser interessante checar se é possível ter acesso aos recursos de segurança deles.
– Autenticação de dois fatores: importante para usar em qualquer lugar, especialmente se utilizar aplicativos on-line.

– Sensibilização para a segurança: atenção no que é compartilhado sobre os clientes nas mídias sociais. Um hacker pode se fazer de “amigo” para tentar obter informações.
– Prevenir possíveis explorações: um Firewall de Aplicativo da Web (WAF) ou um Sistema de Prevenção de Intrusões (ISP) focado na vulnerabilidade pode ajudar a identificar variantes de exploração e procurar proativamente as mesmas vulnerabilidades de rede que os invasores estão procurando.
– Usar proteção antivírus eficaz.

Diante dessas informações fica claro a importância que as empresas precisam ter em manter esses dados em segurança. Nós da JobHome prezamos em primeiro lugar a segurança de dados de nossos clientes, monitorando a todo instante para que suas informações estejam restritas e protegidas, diminuindo as chances de invasões. Saiba mais sobre nossos serviços, fale com um especialista!

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