Isolamento social no home office

Isolamento-social-no-home-office
Home Office / Produtividade

Isolamento social no home office

Ao ser indicado pela OMS o isolamento social mundialmente, ficar em casa é a melhor medida para evitar a transmissão do novo Coronavírus.

Atualmente, fazem parte das recomendações sair apenas se for realmente necessário e ficar a pelo menos a 2 metros de distância de outras pessoas. Com as empresas passaram a adota o home office no isolamento social.

Embora necessárias nesse momento, podem ter um impacto negativo na saúde mental e física de todos, sobretudo sobre as pessoas que estão no grupo de risco.

O que pode ser feito nesse momento é buscar amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver da maneira mais saudável possível. Portanto,  repensar sobre os aprendizados que podemos ter com toda essa realidade em que estamos vivendo.

Mas algumas dicas ajudam a minimizar essas consequências e a preservar o bem-estar durante a pandemia.

1 Evite bombardeios de informações

Com tantos meios de comunicação disponíveis hoje em dia é normal que com uma pandemia tão séria com essa, os canais informativos estejam focando nesse assunto. Estudos do Google Consumer Barometer, de 2017, revelou que em 2012 somente 14% da população tinha smartphones. Enquanto isso, em 2016 o número já pulou para 62%. Hoje, há mais de 230 milhões de smartphones em uso só no Brasil. O que significa que a população está a todo tempo conectada e existe um grande perigo nisso, pois as informações podem sobrecarregar e acabar levando a um esgotamento mental, gerando problemas emocionais durante o isolamento.

Então a melhor dica é se distanciar do acumulo de notícias, não fique o dia todo assistindo aos noticiários, procure escolher um horário do dia para se informar, caso contrário, você passará o dia todo só pensando nisso.

Evite também olhar toda hora as notificações do celular, principalmente quando estiver trabalhando e precisar de concentração. Dessa forma suas atividades cotidianas serão mais leves tornando seu dia mais produtivo.

2 Crie uma rotina diária

Se está em home office e nunca havia trabalhado nesse modelo é preciso criar uma rotina. Veja algumas dicas simples:

Primeiramente, estabeleça um horário para iniciar seu dia (já que seu trabalho está sendo em casa, você ganhará o tempo que levaria para se deslocar até sua empresa, evitando o estresse do transporte público).O ideal é começar a sua rotina com um bom café da manhã, tomar um banho e se vestir com roupas confortáveis e criar um ambiente agradável para realizar as suas atividades.

Se possível, procure fazer algum tipo de exercício físico. Evite, é claro, ir à academia, mas você pode fazer alongamentos ou Yoga se o espaço da sua casa permitir. Uma ótima dica é utilizar aplicativos ou vídeos que possam estimular seu desenvolvimento, que forneça treinos variados que possam ser feitos em casa.

Procure se alimentar bem ao longo do dia e não faça do home office uma desculpa para trabalhar mais horas do que o devido. É preciso aprender a encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal nessas horas, caso contrário, você estará descuidando da saúde mental.

3 Mantenha a comunicação usando a tecnologia

Hoje não sofremos tanto com o isolamento social, pois através das tecnologias que possuímos podemos nos manter conectados com nossos familiares a qualquer momento, mesmo que à distância podemos estar em contato com as pessoas que amamos.

Antigamente as pessoas que se isolavam não tinham acesso as tecnologias que temos hoje, não existia WhatsApp, Instagram e Facebook para se comunicar com os amigos e familiares.

Durante esse momento atípico que vivemos nos conectar com quem amamos é essencial para manter a nossa saúde mental em dia, existem pessoas que precisam dessa atenção.

  • Ligue para os idosos que estão sozinhos em casa;
  • Faça uma ligação por Skype com seus amigos que também estão isolados;
  • Reúna a família em uma chamada de vídeo.

Com o distanciamento social, muitas pessoas podem despertar sentimentos de abandono, se sentirem sozinhas e esquecidas, portanto, esteja sempre conectado com seus familiares, sua equipe de trabalho e seus amigos. Lembre-se que nesse momento é importante que todos estejam unidos para conseguir passar por esse momento de crise.

Essa são as dicas que podem ajudar a conduzir esse isolamento social com mais leveza, evitando transtornos psicológicos que possam desencadear nesse momento, já que teremos que manter a quarentena para nos proteger. A JobHome mantém seus colaboradores em home office e preza pela saúde mental e física da sua equipe.

Conheça mais sobre a empresa e nossos serviços.