faixa-trabalhe-conosco

Entenda o conceito de Onboarding e conheça seus benefícios

Entenda-o-conceito-de-Onboarding-e-conheça-seus-benefícios
Produtividade

Entenda o conceito de Onboarding e conheça seus benefícios

Onboarding vem sendo muito usada dentro de grandes empresas. Se trata de um termo que designa um conjunto de procedimentos que tem o objetivo de adaptar e capacitar os profissionais que são recém-integrados em uma empresa e sua cultura.

Sabemos o quanto é desafiador para uma empresa encontrar profissionais que sejam ideais para as vagas oferecidas. E mais ainda integrar esse profissional em sua cultura organizacional. Porém, felizmente existem formas de agilizar esses processos, criadas para encurtar esse tempo de ambientação de novos colaboradores. Uma delas vamos falar nesse texto e se trata do Onboarding.

Significado de Onboarding 

O onboarding significa precisamente “embarcar”, mergulhar no contexto de uma organização, esse é o termo que representa o processo de integração de novos funcionários em uma empresa.

Esse hábito de início nas atividades da empresa exigem um planejamento por parte do departamento de RH. Eles elaboram procedimentos para engajar os novos colaboradores assim que são contratados. Portanto, o onboarding nas empresas se tornou uma estratégia básica de gestão de pessoas, utilizada para motivar seus novos colaboradores através de:

  • Orientação;
  • Supervisão;
  • Acompanhamento;
  • Treinamento.

Existem empresas que não coloca como prioridade a importância do onboarding para os colaboradores e acabam se limitando em pequenas apresentações da empresa. Portanto, é necessário e preciso adotar outras atividades e processos nesse primeiro contato.

Home Office - O que ele proporciona ao colaborador

Veja a seguir, os benefícios que o Onboarding pode proporcionar para sua empresa:

Motivação

Quando dentro da empresa existe um método solido e bem elaborado, os colaboradores que entram na empresa dão início a suas atividades bem mais motivados. O motivo desse resultado é que eles se sentem acolhidos e parte da empresa. E nesse caso o RH tem mais controle sobre suas ações, já que existe um processo típico estabelecido.

Integração

O Onboarding tem como característica promover eventos sociais com certa periodicidade, sua finalidade é criar momentos descontraídos de aproximação entre as equipes, melhorando a relação entre os colegas de trabalho. Isso estimula a integração do recém-contratado de forma mais eficaz do que uma apresentação simplificada.

Retenção de talentos

Os recursos do Onboarding incentivam que os colaboradores permaneçam por mais tempo na organização, já que eles conseguem em menos tempo se integrar em seus afazeres e serem mais produtivos, portanto, ele tem a clareza do funcionamento da empresa, dessa forma, diminui a chance de um colaborador talentoso sair da empresa antes de mostrar suas habilidades.

Redução da rotatividade

Essa é uma das vantagens que esta ligada às finanças da empresa. Pois todos sabemos que quando existe uma taxa de turnover alta, pode gerar custos altos ao orçamento da empresa. E como o Onboarding retém talentos, ele aumenta o tempo de permanência dos novos contratados.

Capacitação

Existe a economia de tempo e recursos com capacitações e treinamentos, já que o Onboarding estimula que o colaborador esteja preparado e adaptado em curto prazo para lidar com seu trabalho, diminuindo a probabilidade de erros futuros e garantindo bons resultados.

Diante desses benefícios, é possível entender que uma empresa que se adapta a esse termo do Onboarding consegue reter novos talentos. E como resultado gera mais produtividade para a empresa. Criando um ambiente onde todo colaborador deseja trabalhar.

A JobHome entende que a integração do colaborador é essencial para que ele se sinta parte da empresa e conheça a cultura organizacional da organização, portanto promovemos atividades para que a equipe esteja sempre se reunindo mesmo em home office para compartilhar experiências. Quer conhecer nossos serviços? Fale com um especialista!