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Da aquisição a retenção: qual é o mais importante?

Da aquisição a  retenção, qual a empresa deve investir mais ? A resposta é simples: Os dois. Nesse caso, eles possuem a mesma importância para uma organização.

Focar em uma dessas duas estratégias é como dar um tiro no pé. Afinal elas se completam dentro do negócio. Portanto, colocar Retenção e Aquisição em destaque significa um gasto que geralmente quem acaba pagando é o cliente.

Para aumentar a visibilidade de sua empresa, você precisa dar a devida importância para ambos. Para obter crescimento focando em clientes é necessário tanto a prática de aquisição quanto a retenção.

A importância da Aquisição

Nenhuma empresa consegue crescer sem clientes. Esse é o senso comum e deve ser lembrado sempre.

Apenas com uma lista de clientes em ascensão é possível elaborar novas metas e objetivos para sua empresa. E sem dúvida as empresas que ganham clientes em um volume mais rápido, são as que tem o maior crescimento no mercado, dominando o Market Share em um resultado final.

Diante disso fica claro que a organização não pode criar estratégias de retenção sem clientes.

A importância da Retenção

Primeiramente, por que o custo é menor. Para as microempresas que estão começando, os orçamentos são limitados.

Com as ações de Marketing é possível definir as conversões de vendas, investindo assim fica mais fácil conquistar os clientes que já conhecem sua marca diante dos que ainda não ouviram falar. Portanto, custa menos reter do que adquirir esses novos clientes. Para conquistar um cliente novo você precisará fazer mais para convencê-lo e com isso deve investir mais para que ele compre seu produto.

Métricas

Agora que já explicamos a importância da aquisição e da retenção vamos apresentar algumas métricas que podem ser um grande aliado em suas estratégias para conquistar seu cliente.

Nesse momento, é essencial focar na jornada do cliente com seu produto/serviço. Vale enviar e-mails de pesquisa de satisfação, para assim entender como esta a qualidade do seu serviço, a metodologia do NPS é muito utilizada nesses casos para encontrar seus clientes promotores, detratores e neutros. Vamos mostrar algumas métricas para monitorar o comportamento do seu cliente:

CAC: custo de aquisição por cliente. Para chegar neste valor, some tudo que gasta com Marketing e dívida pela quantidade de clientes que adquiriu no mês. Esse será seu custo de aquisição por cliente. O ideal é que essa quantia seja menor do que o que você oferece.

Lifetime Value: é quando se leva um tempo maior para o lead ser convertido, sem um tempo determinado, então para a contratação da pré-venda é necessário um adiantamento geralmente para segurar até a conversão dos clientes.

CRM: um software de relacionamento com o cliente ou gestão pode ser uma boa opção para acompanhar algumas dessas métricas.

Como vimos no texto a aquisição não pode ficar atrás da retenção, já que seus clientes esperam um certo nível de serviço/produto e quando eles não estiverem satisfeitos com o que é oferecido por sua empresa podem ir atrás de concorrentes. A aquisição e a retenção devem andar sempre juntas, só assim você será capaz de satisfazer seus clientes e conquistar novos consumidores.

A JobHome oferece um serviço de qualidade e trabalha aliada em métricas para a aquisição e retenção dos clientes para sua empresa, através de uma equipe treinada e pronta para proporcionar a melhor experiência e fidelizar seu público. Sempre focando que o sucesso do cliente é o nosso sucesso!

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