faixa-trabalhe-conosco

Conheça os diferentes perfis de clientes

Conheça-os-diferentes-perfis-de-cliente
Atendimento

Conheça os diferentes perfis de clientes

O objetivo de toda empresa é aumentar suas vendas e possuir diferentes perfis de clientes felizes e satisfeitos com sua marca. Para que isso seja possível é necessário uma atenção especial para cada perfis de seus consumidores. Só assim será possível segmentar em um atendimento personalizado visando manter o bom relacionamento nas interações.

Sabemos que, um atendimento de qualidade acontece quando sua equipe está preparada para ajudar os clientes a resolver seus problemas com agilidade. Para que você desenvolva melhor seu trabalho neste quesito, listamos alguns perfis dos clientes que buscam diariamente os SACs e algumas dicas infalíveis para lidar com cada um deles.

Perfis de consumidores

  1. Perfil irritado: Com o estresse da vida cotidiana, faz com que esse tipo de cliente seja mais presente nas redes de call centers e chat boats. Como já estão sem paciência acabam descontando seus problemas nos atendentes, algumas vezes podendo ser rudes.
  2. Perfil ansioso: Esse perfil acaba atrapalhando com perguntas excessivas, indecisão e algumas objeções. Portanto, isso dificulta o fechamento da compra, estendendo em ligações que nem sempre são compreendidas.
  3. Perfil metódico: O cliente nesse quadro é um perfil que conhece a fundo o produto. Ele pesquisa antes e analisa se o atendente sabe solucionar todas as dúvidas que ele possa ter. Ele avalia tudo metodicamente antes de finalizar ou fechar algum negócio.
  4. Perfil crítico: No desse perfil ele é fundamental para as empresas, ele entrará em contato com sua marca para enfatizar sua insatisfação, não poupando criticas aos produtos e serviços oferecidos. Ele reclama de tudo, de forma fundamentada e infundada. Portanto, ele é o principal termômetro para feedbacks dos seus serviços, ele indicará se a empresa está apresentando algum problema.
  5. Perfil bem-humorado: Esse cliente é o sonho de qualquer empresa, ele é gentil, escuta o que o agente fala, presta atenção, apresenta seus pontos com um bom dialogo transformando a venda em uma experiência agradável. Como resultado, são clientes que podem ser fidelizados fazendo outras compras futuramente.
  6. Perfil satisfeito: Esse perfil já é um cliente satisfeito com sua marca, geralmente quando liga é para elogiar, mostrar seu contentamento com os produtos e serviços oferecidos. Podem apresentar algumas dúvidas ou reclamações, porém, sempre de um modo afetivo, para atentar a empresa e estimular sua melhora.

Em suma, entregar um atendimento proporcionando ao cliente uma experiência diferenciada é essencial. E deve ser trabalhado no dia a dia, assim a empresa poderá conhecer seu cliente e se preparar para atender bem todos esses perfis citados no texto.

A JobHome oferece treinamento visando sempre preparar os agentes para solucionar quaisquer problemas que possam aparecer durante a jornada de compra do cliente. Oferecendo uma experiência única e agradável para seus consumidores.

Fale com um de nossos especialistas.

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.