faixa-trabalhe-conosco

Como o home office aumenta a produtividade e qualidade do seu atendimento

Como-o-home-office-aumenta-a-produtividade-e-qualidade-do-seu-atendimento
Atendimento / Home Office

Como o home office aumenta a produtividade e qualidade do seu atendimento

Sabemos que é cada vez mais comum a terceirização de serviços entre empresas, como as áreas de marketing, atendimento, ou mesmo gestão de contas. Essa tendência tem contribuído para a produtividade de um modelo de trabalho diferente: o home office.

Especialmente na área de atendimento ao cliente. O trabalho remoto está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, e representa uma série de vantagens, tanto para os empreendedores quanto para os colaboradores.

No entanto, ainda que sejam muitos os resultados positivos de um atendimento home office. Alguns gestores ainda têm dúvidas em relação da qualidade do serviço prestado. Eles acreditam, erroneamente, que não possuem o controle da produção de sua equipe, ou do tempo de serviço prestado. Com isso, desconfiam que, na verdade, o serviço remoto pode prejudicar a eficiência do trabalho como um todo.

Mas afinal, o trabalho home office realmente causa aumento da produtividade?

Para responder a esta pergunta separamos uma série de argumentos sobre os benefícios que o trabalho remoto da equipe de atendimento ao cliente pode ter. Confira!

Funcionários motivados e aumento de produtividade no Home Office

A primeira grande vantagem do atendimento home office é que ele proporciona uma melhor qualidade de vida aos funcionários e, consequentemente, deixa-os motivados a produzir mais.

Na verdade, a maior flexibilidade nos horários de um trabalho remoto cria no colaborador um senso de responsabilidade melhor. Ele passa a ter mais autonomia na realização de seus projetos profissionais e pessoais. O que contribui para uma mente mais organizada e determinada.

O funcionário também não precisa lidar com o estresse do trânsito do dia a dia. E além disso, ainda tem a oportunidade de passar mais tempo próximo à família, acompanhando de perto o desenvolvimento dos seus filhos, por exemplo.

Não bastasse tudo isso, o colaborador em um regime de home office pode trabalhar em um ambiente que se sinta confortável, personalizado de acordo com o seu gosto e otimizado para a suas próprias características. Sabe aquela ideia de fazer o funcionário se sentir “em casa”. Bom, em um trabalho remoto, ele realmente estará em casa, resultando em uma maior sensação de bem-estar e aumento de produtividade e proatividade.

E para a visão de um gestor não podemos deixar de citar a grande vantagem de ter um atendimento ao cliente funcionando normalmente mesmo em dias de greve, seja ela qual for.

Aproveite para ler: Como fica o seu atendimento ao cliente em dias de greve?

Por que essa produtividade nem sempre é possível no trabalho presencial?

Muitos gestores ainda preferem o sistema presencial de trabalho. E este conservadorismo é bastante comum porque muitos acreditam que, ao manter os funcionários sob o “olhar do chefe”, é possível manter um controle maior do trabalho desenvolvido.

Mas, na prática, sabemos que o tempo em uma empresa não é 100% produtivo. E algumas pausas são necessárias para que o colaborador possa realmente exercer seu trabalho. Além disso, sem um sistema de medição de desempenho eficiente, o gestor não tem como saber quem efetivamente está produzindo e quem meramente está cumprindo o horário.

Em outras palavras, medir produtividade por tempo trabalhado ou por presença fixa em uma empresa é uma ideia extremamente limitada.

Ao se render a flexibilização do formato de trabalho, e adotar o sistema de trabalho remoto na área de atendimento ao cliente. É possível criar metas de produção e da qualidade do serviço prestado e focar na avaliação destas métricas para medir a produtividade do funcionário.

E no final das contas, o saldo será positivo tanto para a empresa quanto para o colaborador. E mesmo para o cliente: o home office vai melhorar a qualidade de vida dos funcionários, que irá correr atrás de suas metas e pontuações. Com uma produtividade maior, o gestor terá total controle do que está de fato sendo produzido, quem está produzindo mais e quem está produzindo menos. Do outro lado do atendimento, estará um cliente extremamente satisfeito ao ser atendido por um funcionário contente com o seu local de trabalho.

Leia também: [Pesquisa] Será o Home Office o futuro do mercado de trabalho?

Gestores podem ter ferramentas para controlar o desempenho no Home Office

Ao contratar uma empresa especialista em atendimento home office, o gestor terá acesso a um sistema adequado que permite acompanhar o fluxo de trabalho da equipe e os níveis de satisfação do cliente.

É possível facilmente obter informações sobre desempenho, metas, cumprimento de tarefas, e pontuações atingidas, com a gestão dos resultados de toda a equipe em conjunto, e de cada membro de forma individualizada.

Além disso, o próprio funcionário terá acesso aos dados sobre o seu desempenho, com total controle sobre o que ele realmente produz. Isso dará um senso de disposição maior ao colaborador, uma vez que ele terá acesso a informações que o farão buscar a melhoria do seu desempenho cada vez mais.

Esses e muitos outros fatores juntos contribuem para uma equipe de profissionais mais engajada e mais feliz. Consequentemente, todo o serviço de atendimento entregue é mais produtivo e possui uma maior qualidade. É por isso que gestores que conseguem quebrar o paradigma do trabalho presencial, e apostam na modernidade do modelo home office de trabalho têm tudo para sair na frente da concorrência.

E você, já está pronto para esta mudança?

Quer saber mais sobre como o home office pode ajudar o atendimento da sua empresa? Fale com a gente!

 

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado.