Como diminuir o estresse do contato constante com os clientes_

Como diminuir o estresse do contato constante com os clientes?

Sabemos do estresse que é manter contato constante com o cliente e existem muitos fatores que não podemos prever e controlar. Então, é importante manter a saúde mental do colaborador para não ocorrer o desgaste com experiências negativas em decorrência de contatos constantes. 

São muitos os problemas que precisam de atenção para poder lidar nesse momento de interação. O profissional de atendimento já vive exposto a contratempos que aumentam seu estresse diário.

Saúde Mental x Estresse

Manter a saúde mental dos colaboradores é um desafio para as empresas que lidam com atendimento ao cliente, já que nem sempre eles estão preparados para lidar com diversas personalidades no seu dia a dia. 

Diante dados do Sindicato, relacionados a doenças do trabalho, apontam que 36% sofrem de lesão por esforço repetitivo (LER), 30% de transtornos psíquicos e 25% apresentam alguma perda auditiva ou de voz.

Inteligência-emocional-no-atendimento-ao-cliente

Veja os principais tipos de estresse que existem

Existem alguns pontos que devem ser observados para que a empresa não tenha o aumento de casos com pessoas afastadas por conta da sua saúde mental. E nem todo estresse acontece da mesma forma, vamos apresentar 3 formas diferentes para você poder identificar com agilidade.

Estresse agudo

Esse estresse é muito comum que ocorra com um ser humano. Com certeza você se lembrará de algum momento em que parecia que você iria explodir por algum motivo. Esse estresse se trata de um comportamento momentâneo e pontual a uma situação em específico. Como no caso de algum imprevisto no trabalho, ou alguma situação que fuja do seu cotidiano. Essas situações provocam uma resposta instantânea, o efeito é agudo, mas também é momentâneo.

Estresse episódico

Como qualquer outro problema, quando ele começa a ter uma recorrência maior ele já passa de um episódio agudo para um estresse episódico. Onde acarreta problemas que podem atrapalhar a vida do profissional. Sem contar que esses episódios acabam se acumulando e se tornando um problema maior cada vez que ocorre.

Estresse crônico

Quando esses estresses passam a se repetir a tendência é que o esse ser humano entre em um estado contínuo, geralmente ele não irá precisar de alguma situação em específico para isso ocorrer. Ele estará continuamente em desequilíbrio hormonal, gerando problemas de saúde como desenvolvimento de depressão e transtorno de ansiedade.

Como descobrir os sinais de estresse nos colaboradores?

Para entender esses sinais que geralmente o colaborador sente, é preciso estar atento a esses quesitos que citarem agora:

  • Estresse entre a equipe;
  • Disputa ou desafeto no time;
  • Crescimento em Turnover, reclamações, aumento de atestados por doenças;
  • Dificuldade em atrair novos talentos; 
  • Baixa produtividade;
  • Insatisfação ou descontentamento dos clientes. 

Todas essas questões podem indicar que o colaborador está passando por um período de estresse. O que afeta diretamente no desenvolvimento das atividades do seu negócio, e impactando a qualidade de vida do seu profissional. 

Portanto, é extremamente importante que a empresa ofereça treinamento e palestras que auxiliem no cuidado diário da sua saúde mental. Aqui na JobHome nos preocupamos muito com a saúde mental de nossos colaboradores e estamos sempre oferecendo ajuda por diversos meios de comunicação para eles manterem sua qualidade de vida.

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