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Análise SWOT: como fazer e quais seus objetivos!

Análise SWOT_ como fazer e quais seus objetivos!
Produtividade

Análise SWOT: como fazer e quais seus objetivos!

Para uma empresa se tornar competitiva e obter crescimento, é preciso entender quais são as oportunidades e ameaças que podem contribuir para um bom planejamento. Também é preciso identificar quais são os pontos fortes e fracos, para conseguir alcançar esses resultados você precisará da análise de SWOT. 

Com essas informações a empresa consegue construir uma estratégia de marketing mais objetiva e assertiva. A análise SWOT é uma ferramenta que traz muitos benefícios para empresa. Entenda melhor sobre essa análise neste texto!

O que é análise de SWOT?

SWOT se trata da representação dos quatro elementos que as organizações precisam para obter crescimento. Elas significam:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades
  • E ameaças.

O objetivo em fazer uma análise SWOT é identificar quais são os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa pode enfrentar. Com essa análise é possível criar estratégias para melhorar a visibilidade do seu negócio no mercado. É essencial olhar para o que está acontecendo dentro da organização, fazer uma análise a fundo sobre as atividades e processos que ocorrem.

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Para que serve a análise SWOT? 

Análise SWOT pode ser utilizada em qualquer empresa, desde pequena a grande porte. Essa ferramenta possibilita que o gestor consiga identificar o que precisa ser melhorado e ajustado em sua organização. Assim é possível criar uma programação com insights com ações mais específicas para serem desenvolvidas que garantam o crescimento da organização.

Com a análise SWOT é possível identificar:

  • O que está ameaçando o crescimento do seu negócio, assim é possível buscar meios que te protejam de prejuízos. Evitar que a produtividade da sua empresa cai e te faça perder clientes;
  • Motivos externos do mercado que possam trazer benefícios para a empresa crescer e obter mais oportunidades de negociações;
  • Aquilo que não está performando como o gestor deseja e pode trazer prejuízos são chamados de fraquezas. Evitar esses gargalos são essenciais;
  • Razões que promovam mais visibilidade da empresa entre os concorrentes e que apresentem mais chances de negociações maiores.

Como aplicar a análise SWOT na prática?

Normalmente a análise de SWOT é feita pelos gestores da empresa, já que muitas vezes ela está atrelada às estratégias do negócio. Porém, essas informações devem ser envolvidas pelas time no processo de construção. Assim é possível aplicar diversas visões sobre os pontos analisados. Elas são divididas em duas partes:

Etapa 1: ambiente interno

Para iniciar esse processo é feito a análise do ambiente interno. Nesse primeiro momento identificamos os pontos fortes e as fraquezas que a empresa apresenta. Os pontos positivos para definir o que está projetando bem e os diferenciais que sua empresa oferece. 

Já as fraquezas são os pontos fracos e as desvantagens que a empresa tem diante dos produtos e serviços. Podemos concluir que esses pontos devem estar bem alinhados para garantir a produtividade do negócio.

Etapa 2: ambiente externo

Já a segunda etapa está atrelada a análise do ambiente externo. Agora é o momento de avaliar as ameaças e oportunidades que surgem para a empresa.

Para encontrar as oportunidades é preciso analisar o comportamento do mercado, elas são definidas pelas ocorrências externas sem previsão. E as ameaças, são situações externas que atrapalham o desenvolvimento do negócio. 

Conclusão

Como vimos neste texto, é muito importante que a empresa utilize a ferramenta de análise SWOT, para conseguir prever futuras oportunidades e prever prejuízos que possam fazer com que a empresa diminua sua produtividade. 

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